Make your own free website on Tripod.com

Home

História da Música | Períodos Musicais | Canto Gregoriano | Instrumentos Musicais | Instrumentos de Corda | Instrumentos de Percursão | Instrumentos de Sopro | Música Popular Brasileira | Sociologia da Arte e da Música | Links da Tribo | Uberlândia / M.G | Jogos On Line | Poesias da Tribo | Contato | Livro de Visitas
Instrumentos de Sopro
Tribo da Música

Flauta , Clarinete & Sax

Flauta

Genericamente, uma flauta é qualquer instrumento com uma coluna de ar contida em um corpo ôco e posta em vibração por uma corrente de ar originada nos lábios do executante em contato com o bocal. Sua simplicidade a torna num dos instrumentos musicais mais antigos conhecidos pelo homem, pois pode ser feita a partir de uma simples canícula de bambu. Tipos encontrados:

FLAUTA TRANSVERSA - feita em madeira ou metal, cobrindo 3 oitavas (ou mais), 13 orifícios principais, orifícios menores para efeitos e um sistema de chaves que aumentam o seu desempenho. É soprada lateralmente e a embocadura dos lábios é fundamental para uma boa execução.

FLAUTA DOCE - feita em madeira, com 7 orifícios para os dedos e um para o polegar, cobrindo 2 oitavas. É soprada pela extremidade, através de bocal com apito. A História da Flauta Doce tem maiores detalhes.

FLAUTA DE PÃ - feita em tubos de comprimentos graduados, ligados uns aos outros em feixe ou lado a lado. Os tubos não têm bocal e são soprados com os lábios tangenciando as extremidades superiores. Eram muito populares entre os etruscos e gregos já no século VI a.C. Atualmente é uma peça importante na música folclórica da Romênia, Birmânia, Oceania e nos países andinos.

FLAUTA-VASO - modelo em que o corpo do instrumento é esférico ou em forma de vaso. Sua origem remonta ao antigo Egito, onde a partir de uma cabaça ou de um côco seco eram vistas como instrumentos de poderes mágicos. Os encantadores de serpente utilizam muito esse tipo de flauta.

FLAUTIM - também chamado "piccolo", tem metade do tamanho da flauta transversa (orquestral) afinado em uma oitava acima.

OCARINA - flauta-vaso geralmente feita de barro, de formato alongado. Em um dos lados há um tubo achatado, com orifício na base. O instrumentista sopra pelo tubo, colocando em vibração a massa de ar dentro do instrumento. O modelo ocidental apareceu em meados do século XIX na Itália, com 8 orifícios para os dedos na parte frontal e 2 para os polegares na parte posterior. Veja mais em Playing the ocarina.

SAQUACHI - tipo de flauta em bambú muito usada na China e Japão. De construção muito simples, alcança notas altíssimas e casa bem com a delicadeza e a poesia da música oriental.

Clarinete

A Clarineta ou Clarinete pode ser chamada pelos dois nomes, era um instrumento fabricado geralmente com madeira rara e especial, o ébano, mas hoje em dia, a maioria dos novos instrumentos é feita com materiais sintéticos que imitam a antiga matéria prima como o ébonite e outras resinas.
....Em sua família podemos encontrar também a Requinta o Clarone e o Clarinete Contra-Baixo.
....Possui a maior extensão entre todos os instrumentos de sopro (quase 4 oitavas), e é um dos mais versáteis sendo utilizado em orquestras clássicas, big bands, bandas militares, e também em rodas de choro.
.... Atualmente pode ser ouvida em diversos estilos e com músicos famosos como Paulo Moura e Paulo Sérgio Santos - Brasil , Eddie Daniels - EUA
.... Sendo cultuado inclusive por personalidades de outras áreas como o escritor, ator e diretor de cinema aficcionado em jazz Woody Allen.

Inscreva-se em Amor@Tribo
Powered by br.groups.yahoo.com

musicasax.gif

Sax

O Sax Alto é um dos mais populares na família dos saxofones, a maioria dos iniciantes começa com ele por ser barato, leve e fácil de manusear. ....Além disso ainda é versátil e bastante expressivo tendo uma extensão de notas que abrange por volta de 3 oitavas.
....É mais equilibrado para alcançar notas médias e agudas, podendo dele ser tirado do som mais aveludado ao mais rasgado, é tão utilizado para fazer solos Pop , quanto de Jazz, ou até mesmo chorinho, baladas românticas e música erudita.
.... Foi popularizado por volta de 1940 pelo criador do estilo Be-bop Charlie Parker, também conhecido como "Bird".

www.meugrupo.com.brwww.meugrupo.com.br
www.meugrupo.com.br
Assine: Newsletter Tribo_da_Música